Entre letras e fala - Jogos Vorazes (#2)

16:48:00




 
Da esquerda para direita: capa do livro #1 lançado pela Editora Rocco, poster brasileiro oficial do filme


O filme veio fazer algo que é bem incomum em filmes baseados em livros: Ele veio para completar o livro. Vai agradar fãs, mas o publico em geral não tem só fãs. Ele também trouxe a tona um dos grandes males da humanidade e demonstrou que a idiotia humana consegue não ter limites.

Os Estados Unidos no futuro sofreu com um período de guerra que alterou todo o país. Após a reestruturação, o mesmo passou a se chamar Panem e fora dividido em uma área da capital e em 13 distritos. Houve um momento na qual os distritos se revoltaram com o comando da capital e iniciaram uma guerra que resultou na derrota dos distritos e na obliteração do distrito numero 13. Após esse fato, a capital instituiu uma competição chamada Jogos Vorazes na qual é sorteado um casal de cada distrito para a competição. Os escolhidos passam a serem chamados de tributos e devem competir em um local definido pela capital, matando os outros participantes até que somente sobre um competidor. Todos os habitantes quando atingem a idade de 12 anos tem os nomes incluídos no sorteio. Para cada ano seguinte é acrescentado mais uma vez o nome até quando completam 18 anos. Porem se a pessoa se incluir para receber uma provisão anual de grãos, seu nome é acrescentado mais uma vez a cada inclusão.

CUIDADO: Os textos abaixo podem contem spoilers do livro e do filme.

O filme mostra a historia da entrada de Katniss Everdeen nos Jogos Vorazes. Ela tem 16 anos e vive no distrito 12, um distrito produtor de carvão, em cujas minas o pai dela morreu em uma explosão. Sua mãe passou a viver desolada e caiu nela a responsabilidade de conseguir sustentar sua mãe e sua irmã mais nova. Katniss caça na floresta selvagem do distrito, o que é proibido pela capital, junto de Gale, um companheiro de caçada de anos. A caça é vendida no mercado negro e muitos fazem vista grossa por que são consumidores do que ela consegue na floresta, incluindo o prefeito e o policiamento do local chamado de “pacificadores”. Ela incluiu seu nome no sorteio varias vezes para a obtenção dos grãos para sustentar sua família. Durante o sorteio, para seu desespero, o nome de sua irmã fora sorteado. Para evitar que ela fosse aos Jogos Vorazes, Katniss se voluntariou, o que é permitido pelas regras e junto com Peeta Mellark é enviada para a capital, para participar da competição.


Os jogos vorazes são televisionados, como uma especie de reality show futurista. Os tributos são apresentados, fazem entrevistas e são preparados para a competição. Inclusive durante a mesma é possível o oferecimento de “presentes” ( enviados através de pequenos paraquedas ) aos participantes, através de “patrocinadores”.

Este filme, como outros filmes que são baseados em livros, sempre cai no dilema de fazer a opção: seguir fielmente o livro ou fazer uma versão diferente. Quando se existe uma legião de fãs a segunda opção é a mais arriscada, porém a primeira tem o inconveniente de que se for fazer uma cópia exatamente igual ao do livro cause um excesso de tempo.

Neste caso aqui, houve uma sacada que talvez o faça diferir dos outros tantos filmes baseados em livro : ele complementa o livro.


Vou me explicar, no livro a personagem de Katniss é quem narra a historia, ou seja, ela é o foco da historia, o que faz que o livro seja escrito na primeira pessoa. No filme, não há essa centralização na primeira pessoa, então ele se passa em terceira pessoa. Por isso, muita coisa que não é narrada no livro, é demonstrada no filme, então eventos que acontecem no livro que não tem explicação, porque a personagem não teria visto o que levou aquilo, tem explicação demonstrada no filme.

Isso é uma ideia que faz com que os dois se complementem e pode agradar em cheio os fãs do livro. E neste sentido esse filme é bastante competente. Segundo informações, o roteiro teria participação da própria autora do livro, isso favorece aos complementos da historia.

Muito do que aparece no filme e não tem no livro são coisas muito interessantes, como a participação dos gamemakers (os que controlam o jogo) e o diálogo do presidente com o líder dos gamemakers.


E quanto aqueles que não leram o livro? Bem, esse tipo de filme tem como publico preferencial, quem já é fã, porém todo filme deve ser feito para qualquer publico.

Ai é que reside o problema.

O filme sofreu o problema da sintetização do argumento. Para diminuir o tempo, muito do argumento fora reduzido e muita coisa que a principio não afetaria diretamente a historia base fora simplesmente retirado, e, isso, inclui personagens e explicações. Por isso, que o filme patina nessa hora, a retirada de explicações pode não prejudicar quem leu o livro mas para aqueles que não o fizeram, muita coisa não fará sentido ou ficará no ar e algumas delas acabam sendo mais necessárias do que parece.

Um exemplo : Quando Katniss se oferece como tributo, para livrar sua irmã Primrose de ser enviada, a apresentadora Effie Trinket pede uma salva de palmas para ela, no entanto ninguém bate palmas e todos levantam três dedos para o alto.

Quem leu o livro, sabe que isso é um sinal de respeito e de homenagem para aqueles que morreram, ou seja, os moradores demonstraram respeito por ela ter se sacrificado e demonstraram que não tinham motivo para aplaudir. Fora um gesto inesperado e de grande impacto na personagem de Katniss. No filme não fica claro o porque disso.

A apresentadora não soube interpretar isso, pois achou que não bater palmas era um sinal de “falta de civilidade”. Por que esse gesto é usado somente nos distritos, os residentes da capital não sabem de que se trata.

Posteriormente Katniss faz o mesmo gesto durante o jogo, em direção a uma das câmeras, como uma forma de protesto contra a organização do jogo. O gesto é transmitido para toda Panem e este gesto fez aquela revolta no distrito 11, que aparece no filme, mas não é citada no livro, porque Katniss não teria como saber disso. E a consequência desse simples gesto fez com que a regra do jogo sofresse uma mudança. A mudança aparece no livro, mas só quem assiste o filme fica sabendo o porque.

Então para aqueles que não leram o livro, fica meio indefinido afinal o porque tudo isso ocorreu. Vários outros pequenos detalhes, como quando Katniss fala para Gale que eles seriam pegos e teriam a língua cortada se tentassem fugir passam em branco para quem não leu o livro.


Na tentativa de impor uma explicação do background, no inicio do filme fora incluída algumas legendas falando do que aconteceu no passado, isso me passou a impressão de que fora uma inclusão realizada a posteriori, porque essa explicação apareceria no próprio filme, no vídeo demonstrado durante a “colheita” (momento da escolha dos tributos para o jogo). Porem fizeram um vídeo tão sutil que não explicita com clareza o que de fato ocorreu. No livro, há um discurso que fala mais claramente isso tudo.

Não houve muito espaço para o desenvolvimento dos personagens e a motivação de muitos deles não ficou muito clara no filme.

Apesar disso, o filme é bem competente no que se propõe, a síntese do argumento fez com que o filme se passe em um ritmo acelerado do inicio até o fim, o character design e o design da ambientação, está muito bem realizado e é visível que houve muitos gastos com efeitos especiais, muito bem aplicados e competentes.

O faturamento está alto o suficiente para justificar a continuação, então teremos mais.

You Might Also Like

0 comentários

Olá você! Não esqueça de postar o link do seu blog aqui nos cometários para que nós também possamos dar uma visitada no seu. Okay?!

Atenciosamente,
Solstício & Equinócio

Contato

Para assuntos comerciais e relacionados, envie um e-mail para:
solsticioeequinociooficial@live.com

Próximas Leituras