Resenha: Círculo Secreto - A Iniciação

20:00:00

A Iniciação

L.J. Smith
Livro 1
Editora Galera Record

255 páginas
Ano: 2011






Sinopse: A história começa quando Cassie se muda da Califórnia para New Salem, depois de passar as férias em Cape Cod, e começa a se sentir estranhamente atraída pelo grupo de jovens que domina sua nova escola. Cassie logo é iniciada no Círculo Secreto, uma irmandade de bruxas que controla a cidade há séculos, numa aventura ao mesmo tempo fascinante e mortal. Ao se apaixonar pelo sombrio Adam, será preciso escolher entre resistir à tentação ou lutar contra forças obscuras para conseguir o que deseja - mesmo que um simples passo em falso possa significar a sua destruição. *Primeiro volume da trilogia Círculo Secreto, de L.J. Smith, a criadora do fenômeno mundial e best seller do New York Times, Diários do vampiro que deu origem à série de TV da Warner Vampire Diaries. Livro que deu origem à série de TV Secret Circle!


Resenha: Acho que seria interessante eu começar comentando sobre a adaptação televisiva, uma produção The CW. Status: "Desapontadora". Confesso que no início, bem no início, eu estava gostando. Mas como vocês sabe, nenhuma adaptação é cem por cento fiel a obra literária. Todavia, a primeira temporada era para retratar o primeiro livro da série, "A Iniciação", e não o livro e mais um monte de história inventada pelos roteiristas. Não me recordo muito bem, mas era por volta da S01E10 da série e já haviam contado quase todo o livro, levando em conta que a adaptação tem 22 episódios. Pois bem... 
Como vocês estão cansados de saber, eu gosto de um detalhamento rápido e eficiente de personagens e locais, principalmente de onde a história se passa. Quando o assunto é detalhamento, Smith fica um pouco a desejar. Seu modo de escrever é um tanto pobre e cru em detalhes, externamente falando, mas quando o quesito é detalhamento na mente do personagem, fica enjoado até demais. Uma coisa que também não gostei muito na adaptação televisiva, é que seis personagens foram prontamente cortados sem nenhum dó. Seis personagens importante para a história. Além de cortados, também foram adicionados, que é o caso da personagem Melissa na série de TV. 
Eu fiquei um pouco receoso em ler essa série por que eu já havia lido Diários do Vampiro e não havia gostado muito, coisa que é totalmente diferente em relação a série televisiva. 

Confesso que eu não saberia catalogar o gênero desse livro corretamente. De que é uma ficção-fantástica, é fato, mas também pode ser catalogado como romance ou suspense. Ao contrário de seus primeiros livros, Círculo Secreto tem uma pegada de mistério sombrio e terror, vez ou outra. Desculpem-me usar Diários do Vampiro como exemplo, mas não me vem mas nada em mente: o romance entre os personagens principais de CS não é tão chato e monótono quando o do casal de DV, pelo contrário, existe todo um fogo e um amor platônico entre as personagens. Um amor pelo qual você se sente atraído, se sente com vontade ler a continuação para saber o desfecho. 
Lisa soube criar muito bem os personagens co-principais e coadjuvantes, fazendo do antagonista uma pessoa próxima a todos do círculo, o que foi bem interessante. 
Um outro ponto que eu gostaria de ressaltar é em relação a New Salen, ou Chance Harbor, para quem viu a série de TV. Em nenhum momento ela nos descreve, pelo menos não com detalhes, o local, como é a vida e o cotidiano dos moradores. A autora também poderia ter usado melhor os outros personagens que ela tinha em seu leque de opções. 

Ao todo, é um bom livro? É. Mas não é espetacular. Não estaria perdendo nada em ler, mas também não estaria acrescentando nenhuma grandiosidade em sua estante de livros. Eu daria 3 estrelas no Skoob para esse livro.


~ Vitor Iury Neves

You Might Also Like

0 comentários

Olá você! Não esqueça de postar o link do seu blog aqui nos cometários para que nós também possamos dar uma visitada no seu. Okay?!

Atenciosamente,
Solstício & Equinócio

Contato

Para assuntos comerciais e relacionados, envie um e-mail para:
solsticioeequinociooficial@live.com

Próximas Leituras