Resenha: Percy Jackson & Os Olimpianos - O Ladrão de Raios

21:05:00

O Ladrão de Raios

Título: O Ladrão de Raios

Subtítulo: Percy Jackson & Os Olimpianos - Livro Um
Edição: 1
ISBN: 9788598078397
Editora: Intrínseca
Ano: 2008
Páginas: 400





Sinopse: Primeiro volume da saga Percy Jackson e os olimpianos, O ladrão de raios esteve entre os primeiros lugares na lista das séries mais vendidas do The New York Times. O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.





Resenha: O Ladrão de Raios é o primeiro volume da saga Percy Jackson e os Olimpianos", e como o nome já diz, é uma clássica estória de mitologia grega, recebendo uma versão cinematográfica em 2010 pela 20th Century Fox.

Devo confessar de início que nunca fui um grande conhecedor da mitologia grega ou grande admirador da mesma. Mas o fato é: Percy Jackson é uma das séries de livros que mais vende em todo o mundo, na atualidade, é claro. Então com toda a procura e a grande demanda do livro - e agora ainda mais por causa do lançamento do filme 2 -, devo confessar que fiquei muito curioso em ler e saber o por que?! 

Percy Jackson é um garoto mediocremente normal de 12 anos. Vive uma vida pacatamente normal, em uma cidade onde nada é normal, NY. Mas se ao menos ele soubesse de sua verdadeira identidade; Se ao menos imaginasse sua real linhagem sanguínea, as coisas seriam diferentes. Mas o destino quis que Percy descobrisse da pior maneira possível: atacado por uma criatura mitologicamente estranha. 
Eu posso dizer que, apesar do modo de escrita do autor, achei muito bem detalhado e em todos os sentidos. Eu consegui ter uma ótima visualização dos personagens em minha mente. Também gostei do modo como Rick introduziu a mitologia dentro da atual selva de pedra.

Eu devo dizer que de início - antes de começar a ler - eu acharia meio bláh', mas somente pelo fato dos personagens serem consideravelmente novos. Afinal, o filho de Poseidon tem apenas 12 anos na história, e, tecnicamente, eu supus certo. 
Não gostei do modo como o autor implantou as personalidades nos respectivos personagens: Percy, Annabeth e Luke. Os três tem personalidades totalmente opostas, mas ainda assim muito além da personalidade de uma criança da idade deles. Mas tentei me abster destes pensamentos e deixar a história fluir. 

Eu vejo quando eu gosto de uma estória, quando gosto verdadeiramente, quando eu sinto vontade me mergulhar de cabeça dentro das páginas e ser, me tornar parte daquele cenário. Percy Jackson fez eu me sentir assim, mesmo apesar dos pesares...

O livro é bom? É. A estória é envolvente e contagiante? É. Virou merecedora do meu respeito literário total? Não. Vou dizer o por que. 

Percy Jackson é um livro parcialmente pequeno, não possuindo muita estória para ser contada. No geral, livros de inicio de saga, nos são apresentados os personagens e os cenários que compõe a trama - personagens co-principais, coadjuvantes e antagonistas também estão na lista. Também existe uma pequena rixa entre o protagonista e o antagonista e... ponto. Percy Jackson é assim.
Um outro ponto, mas agora positivo, é que o autor fez do livro uma grande ação do início ao fim, sem deixar ser monótono em nenhum momento.

Eu, humildemente, gostei bastante da capa do livro, acho que condiz bastante com a história e retrata bem o cenário da trama. Também gostei muito da formatação do livro: parcialmente pequeno. Sempre gostei de livros fáceis de se locomover.

Em momento algum eu vou dizer que me apaixonei profundamente pelo livro ou que ele se tornou meu favorito, estaria mentindo, mas eu também digo que as horas que eu passei lendo o livro, foram horas muito boas. Me diverti bastante com a literatura e pretendo sim ler o restante da saga. Num futuro talvez.



~ Vitor Iury Neves

You Might Also Like

0 comentários

Olá você! Não esqueça de postar o link do seu blog aqui nos cometários para que nós também possamos dar uma visitada no seu. Okay?!

Atenciosamente,
Solstício & Equinócio

Contato

Para assuntos comerciais e relacionados, envie um e-mail para:
solsticioeequinociooficial@live.com

Próximas Leituras