[Devaneando] Preços nas alturas!

21:46:00

Ual! Mais uma coluna aqui no blog pessoal. Devaneando não vai abordar um tema específico como as outras colunas e nem será exatamente um com posts certinhos e tudo meticuloso. 
A ideia central seria mais como uma espécie de espaço para desabafo em relação a certas coisas, envolvendo ou não envolvendo literatura.

Eu tive a ideia enquanto passeava por alguns blogs e achei no Porre de Livros uma tag bem parecida com isso, chamada Devaneios




Quando um blog tem as suas parcerias com as editoras, quase sempre suas leituras vão vir através de pedidos ou envios especias destas mesmas editoras, mas sempre vai haver aquele livro que os blogueiros vão querer e vão ter que comprar, por que eles não vão conseguir através da editora, nem mesmo nas estantes de catálogos. Então é ai que eu quero chegar.

O assunto não aborda somente blogueiros, blogs ou editoras, mas sim nós, consumidores, que volta e meia ficamos com uma raiva tremenda quando desejamos certo livro com todas as forças e quando vamos ver, nossa!, os olhos da cara e ainda mais um olho. 
De que a literatura hoje em dia no Brasil é cara, é fato, mas o custo benefício esta saindo tão caro, mas tão caro, que as pessoas estão começando a apelar para uma coisa chamada "E-book", que não é nada mais do que o livro em formato digital.

Corrijam-me se estiver errado ou caso eu tenha devaneado demais: Com a autonomia de hoje em dia, nos dando tanta praticidade e mobilidade com os livros com a chegada do kindle e do E-book, que as pessoas estão parando de comprar livro físico cada vez mais. Não estou dizendo que as pessoas estão erradicando o livro físico de suas prateleiras, mas sim que não há a compra e a venda dos mesmo como há 5 ou 4 anos, e com isso as editoras se veem obrigadas a aumentar o custo do livro para poderem lucrar com as vendas que ainda os restam. Certo? 

Eu trabalho em uma livraria, e esses dias eu parei para pensar nisso. Não vou citar nomes, mas darei um exemplo: Editora X vendia seu livro há uns 6 meses por R$39,90., e hoje o mesmo exemplar esta saindo por aproximadamente R$45,50., um aumento de mais de 10% em cima do preço de venda. Nesse mesmo período de tempo, atrás, um leitor voraz poderia fazer uma excelente compra com R$100,00 no bolso, mas hoje em dia... .

Eu sei que não sou só eu que fico louco quando tem aquelas mega promoções nos sites de vendas on-line. Sei que não sou só eu que caço aquele livro que esta faltando na estante e vai enchendo o carrinho de super-ofertas. Sempre rezando para o limite do cartão não estourar, claro. 
Então numa dessas vezes, quando adquiri minha coleção de As Brumas de Avalon, eu tomei um susto quando o meu frete deu 15% mais caro do que o preço de todos os livros que estavam em meu carrinho de compra, #derrotatotal . Eu chorei mais comprei. A gente precisa ficar muito atento com estas promoções, que eles dizem ser promoções, por que muitas das vezes o livro realmente pode estar barato, mas o valor descontado pode ser creditado no frete do produto. Isso se chama #enganatrouxa .

Há, não, não. Eu não me esqueci dos E-books. Como eu disse em um post passado, eu gostei de E-books, sim, sim. São práticos e bem legais. O custo é bacana mas mesmo assim não é uma #belezura . Vamos ficar de olho no preço dos livros digitais também pessoal, por que dependendo do site onde esta se comprando, as taxas podem ser mais altas do que em um outro site concorrente. 

E ai vai um recado pessoal para os autores brasileiros: Vamos pegar leve na mão com os preços dos livros. De que literatura estrangeira é muito mais lida aqui no Brasil do que literatura nacional, é fato, e as coisas pioram muito mais quando achamos livros locais com preços astronômicos. Eu posso garantir a vocês que tem livros nacionais nas livrarias muito mais caros que um best-seller mundial. Mas eu também sei que a culta não é deles. Pelo menos não inteiramente.

O negócio é pesquisar. Se você quer fazer uma boa compra, investir em boas aquisições e não sentir o bolso doer, não se acanhe e pesquise onde te dará melhores condições de pagamento. E se não pagar frete, melhor ainda.



You Might Also Like

0 comentários

Olá você! Não esqueça de postar o link do seu blog aqui nos cometários para que nós também possamos dar uma visitada no seu. Okay?!

Atenciosamente,
Solstício & Equinócio

Contato

Para assuntos comerciais e relacionados, envie um e-mail para:
solsticioeequinociooficial@live.com

Próximas Leituras