Diagramação [#1]

13:34:00

Oi pessoal, já tem um tempo que eu estava querendo fazer essa espécie de coluna[inha] para mostrar as melhores diagramações eu eu tenho na estante, logicamente não vou mostrar a de todos eles, só os do que eu mais gostei. Quem sabe um dia eu faça um Bookshelf-tour e mostre a vocês?! 

Para quem não sabe o que exatamente é diagramação, vai uma curta palinha: 

Diagramação (ou paginação) é o ato de diagramar (paginar) e diz respeito a distribuir os elementos gráficos no espaço limitado da página que vai ser impressa ou outros meios. É uma das práticas principais do design gráfico, pois a diagramação é essencialmente design tipográfico. Entre as diretrizes principais da diagramação podemos destacar a hierarquia tipográfica e a legibilidade. A diagramação é aplicada em diversas mídias como jornaislivrosrevistascartazes,sinalizaçãowebsites, inclusive na televisão.
Fonte: wikipedia.org 

Certinho? Vamos lá? 


Essa é a capa do livro Os Últimos dias de Krypton, escrito por Kevin J. Anderson e lançado pela Editora Fantasy - Casa da Palavra. Quem me conhece sabe o quanto eu sou fã da DC Comics e afins, e quando eu descobrir que a editora, em parceria com alguns autores, iriam lançar livros respectivos aos super-heróis da DC, eu enlouqueci. Além do Kal-El ser meu personagem preferido, ever, o livro também ficou muito lindo, no caso, toda a arte gráfica e também a diagramação. Com uma capa cinza fosco, o emblema da Casa de El recebeu um sombreamento em 3D muito realista. A palavra em destaque recebeu a cor verde florescente justamente por causa da cor da pedra Kryptonita.

Mas não foi somente a capa que recebeu um cuidado especial. Ao abrir o livro nos deparamos com um fundo de capa tão verde quanto e uma folha de rosto simples, o que foi muito bem pensado, pois seria muita informação de uma vez só caso ela tivesse algo mais elaborado.

Eu sempre esqueço o nome desta aba do livro, mas que gentilmente eu chamo de "orelha" do livro. Ela também é bastante simples e com o toque marcante do verde e com uma fonte bem legal.

Como vocês podem ver, a capa de apresentação também é bem comum, contendo somente as informações mais essenciais do livro, como autor, logotipos e título.

Mas o que mais me impressionou mesmo foram o design de fonte e a criatividade da diagramação interna. Acho que vocês repararam, mas os títulos dos supostos "capítulos" das páginas, além de virem em português, logo abaixo eles vem na língua original Kryptoniana, e isso vale para todos os capítulos do livros. Foi sensacional e muito bem pensado. A primeira vez que os símbolos e a língua de Krypton apareceram, não em escrita, mas em audio-vídeo, foi na série televisiva Smallville, cujo eu tenho a coleção e sou muito fã. 

Parte lateral do livro vem em negro com letras brancas e o símbolo da Casa de El em verde.

Pessoal, infelizmente eu não fiz a resenha desse livro, mas eu estarei relendo ele em breve e assim que eu terminar eu resenho ele para vocês. 

You Might Also Like

0 comentários

Olá você! Não esqueça de postar o link do seu blog aqui nos cometários para que nós também possamos dar uma visitada no seu. Okay?!

Atenciosamente,
Solstício & Equinócio

Contato

Para assuntos comerciais e relacionados, envie um e-mail para:
solsticioeequinociooficial@live.com

Próximas Leituras