Top 2ª's Literárias

14:41:00

Então pessoal, nós aqui do blog já estávamos pensando em fazer alguma coisa relacionado a alguma tag/coluna que representasse indicações literárias para vocês. Demorou um pouco para que conseguíssemos formular alguma coisa legal o suficiente para postar aqui, mas finalmente, com a ajuda de uma grande amiga, Sabrinah, a ideia fluiu muito bem.

Assim, a ideia original seria fazer uma espécie de Top 10 dos livros de determinado gênero que nós achamos legais e que recomendamos. Mas sempre quando alguém fala em "Top" tem que ter o bendito 10 logo após. Eu sempre achei 10 um número demasiado grande para se fazer uma tag, então pensamos em 5, mas nos ocorreu o "Top 5" que já fazemos e não rolou, dai nós achamos melhor fazer um Top 'qualquer numeração (que fosse menor de que cinco, ou maior que cinco mas sempre menos que 10). Então o que aconteceu, de Top 10 foi para Top 2ª's Literárias, onde nós abordaremos um determinado assunto, gênero, autor e afins e falaremos sobre os livros respectivos que nós lemos, gostamos e recomendamos. 

Normalmente os livros que forem citados aqui no post, eles receberam de 4 a 5 estrelas de classificação. Espero que vocês gostem e, vamos lá?!


~Top 2ª's Literárias~
Steampunk


A Bússola de Ouro








Acho que a trilogia Fronteiras do Universo, de Philip Pulman seja uma das estórias mais conhecidas, não só da atualidade, dentro do mundo Steampunk. Para aqueles que não sabem, Steampunk é um gênero relativamente jovem no Brasil, porém ela já esta chegando com tudo e levando milhares de fãs com ela, que fica entre a Ficção Científica e a Ficção Fantástica, vulgo Fantasia, que é exatamente o estilo de A Bússola de Ouro. Devo ser sincero ao dizer que no início eu não estava dando muita bola para essa série, tanto por que eu só fiquei conhecendo a mesma depois de ter saído o filme, que aparentemente não rendeu o esperado para que tivesse uma continuação. Mas então eu decidi dar uma chance para o a Lira e, não é que deu certo? Eu me encantei pelo mundo que o autor criou, a premissa da estória e a desenvoltura dela. É tudo muito mágico e encantador. Fica a dica ai.


Alma?









Com certeza eu devo falar de Alma?. Quando o livro chegou no Brasil, pela editora Valentina, eu fiquei muito curioso, mesmo. Eu sempre fui um grande fã de Steampunk e não perdi tempo para ler o livro. Ele se passa em nosso mundo, na era vitoriana, como é de costume do gênero. Mas nesse mundo cybertron existem vampiros, lobisomens e muito mais, que o caso da nossa protagonista, Alexia, uma linda dama sem alma. Quando Alexia é inesperadamente atacado por um vampiro locão, sem querer ela acaba matando esse vampiro, e é ai que o nosso semi-protagonista entra na estória. Lord Maccon é temperamental, bagunceiro, lindo de morrer e lobisomem. Falando assim parece uma típica estória de ficção normal e blá blá, mas fiquem certos de que não é bem por ai. O livro também tem um toque de comédia bem sutil e ávido, principalmente para a época cujo é retratado, se é que me entendem.


Steampunk








Steampunk
é uma excelente 'biografia' sobre o gênero. "Histórias de um Passado Extraordinário" fala não somente sobre o assunto respectivo, mas como também aborda a era em que as estórias mais comuns do gênero se passam: Era Vitoriana. O modo como eles deixam isso expresso foi de uma maestrina excepcional. O livro também aborda a
 Revolução Industrial, as crises internacionais, o desenvolvimento de tecnologias como o vapor abriram possibilidades para a utilização de personagens reais e fictícios para recriar a História como obra de ficção.


Anjos da Noite - Underworld








Definitivamente, quando falamos de Steampunk, falamos de Anjos da Noite. Vocês sabem como eu fico receoso em ler alguma adaptação oficial de filmes ou séries, mas quando eu descobri Underworld em livro, eu juntei minha paixão pela franquia de filmes e pelos gêneros, pois Anjos da Noite não é somente Steampunk, também aborda Ficção Científica e até mesmo um pouco de Fantasia. Eu dei 4 estrelas para esse livro no Skoob, mas somente pelo fato de o modo de escrita ter sido tudo muito vago, sem muitas objeções e coisas do tipo. Mas ao todo, a estória é a mesma do filme um e tão empolgante quanto. Acho que seria uma boa indicação para quem gosta ai dos gêneros.


Anjo Mecânico









Eu já era muito fã da Cassandra Clare só por causa de Os Instrumentos Mortais, mas quando ela revelou que iria fazer uma estória prequela a OIM, eu quase surtei. Dai vieram a divulgação de capa, sinopse e tudo mais, quando eu notei que se passaria na era vitoriana, logo me veio em mente um livro Steampunk, e não deu por menos. O livro Anjo Mecânico é citado como Ficção-Americana, Fantasia; mas também pode ser considerado Steampunk, ou pelo menos o Steampunk esta presente no mundo dos shadowhunters. A estória toda gira em torno desse cara, Magistrado, que esta colocando o terror no mundo dos Caçadores de Sombras, e através de um exército de robôs autômatos ele tenta tomar o controle de tudo. O simples fato de retratar uma tecnologia avançada para a época, podemos ter em vista a ideia Steampunk. Obrigado Cassie. 


Renascença








Eu já estou até me preparando. Quando eu comentei a mesma coisa há um certo tempo, recebi vários xingamentos pelo twitter, mas mesmo assim não podemos negar. Eu até concordo, em tese, com as pessoas que falam que Bowden não escreveu uma estória do gênero respectivo ao assunto do post, mas também não podemos negar que o cara teve várias fontes de inspiração Steampunk quando criou essa série de livros. Até mesmo os games da franquia Assassin's Creed abordam apelativamente a temática Steampunk. Como todos sabem, Assassin's Creed se passa entre o começo e o meado da Era Renascentista Italiana, e o nosso protagonista se vê envolto a um mundo muito mais surrealista do que jamais imaginou. Quando ele entra para uma espécie de grupo, que para alguns é terrorista, ele se envolve com pessoas famosas como Da Vinci e Maquiavel, e através de armas brancas tecnologicamente avançadas para a época, Ezio Auditore se transformou em um dos maiores e mais brilhantes assassinos da literatura.


Bem pessoal, é isso ai, eu realmente espero que tenha gostado da tag/coluna e principalmente do que ela se trata, recomendações literárias. Lembrando que ela vai ser postada periodicamente as segunda-feiras. Ok?! Beijos para vocês e até mais.

You Might Also Like

0 comentários

Olá você! Não esqueça de postar o link do seu blog aqui nos cometários para que nós também possamos dar uma visitada no seu. Okay?!

Atenciosamente,
Solstício & Equinócio

Contato

Para assuntos comerciais e relacionados, envie um e-mail para:
solsticioeequinociooficial@live.com

Próximas Leituras