Você sabia? [#1]

23:52:00

Oi, oi gente. Aqui quem fala com vocês é o Vitor, e este post vai estrear uma nova coluna/rótulo no blog, que como o título diz, se chama "Você sabia?". 

Basicamente serão posts bem curtinhos com algumas informações/curiosidades sobre um assunto aleatório que pode surgir a qualquer momento do dia, seja ele sobre literatura, cinema, televisão, artes e afins. E então, vamos começar?


The Lion King / Jungle Taitei

Eu devo supor que todo mundo aqui conheça a estória de "O rei leão", que com certeza se tornou uma das animações mais rentáveis da Disney, se não a mais rentável. Mas o que eu lhes pergunto é: Você sabia da existência de "Jungle Taitei"? Não? Deixe-me te contar uma estória bem curiosa. 

Jungle Taitei, mais conhecido aqui no Ocidente como Kimba, o Leão Branco é um mangá de Osamu Tezuka, que mais tarde foi transformado em anime, que trata das relações entre o homem e a natureza através da história do leão branco Kimba enquanto ele tenta governar a selva. Junto com Astro Boy, estabeleceu uma das mais icônicas criações de Tezuka. Em 1965, a Mushi Productions fez uma série animada baseada no mangá, a primeira animação colorida da televisão japonesa. Em 2013,os três volumes do mangá começaram a ser lançados no Brasil pela editora New Pop.

Mas foi apenas em 1994 que começaram-se as polêmicas entre Kimba e o Rei leão.

Em 1994, a Walt Disney Company lançou nos cinemas o desenho animado The Lion King. Com o sucesso, muitos fãs da animação japonesa notaram diversas semelhanças (semelhanças até demais) entre ele e o anime de Osamu Tezuka.

Entre as semelhanças estão, por exemplo, o nome dos personagens principais, Kimba e Simba ("Simba" significa "leão" em Suaíli), a morte do pai deles, alguns personagens secundários, como o mandril Daniel e o babuíno Raffiki, os pássaros Poly e Zazu e até os vilões Bubu e Scar, leões que sempre invejaram as inúmeras posses e sucesso de seu semelhante. Algumas cenas também são bastante parecidas.

Na verdade, uma versão da história diz que o nome original do personagem Kimba seria Simba, justamente por causa da tradução em Suaíli, mas na época da chegada do desenho aos Estados Unidos da América, já havia uma marca de bebidas registrada com o nome e eles resolveram trocá-lo para não haver problemas com merchandising, no caso de o desenho fazer sucesso.

Há diversos boatos envolvendo essa polêmica, dois deles afirmam que Simba era originalmente um leão branco, como Kimba, mas a cor do personagem foi trocada posteriormente e que apesar de a Disney afirmar que ninguém na companhia jamais havia ouvido falar de Kimba, foram vistos alguns desenhistas responsáveis pela criação e customização da animação assistindo a episódios de Kimba durante a produção. Na época do lançamento do filme, os herdeiros de Tezuka chegaram a mover uma ação contra a Walt Disney Company, para solicitar que ao menos o nome de Osamu aparecesse nos créditos, mas desistiram por motivos mais que óbvios. Por ser uma das maiores empresas de entretenimento do mundo, a Disney também teria os melhores advogados do mundo, e isso demandaria tempo e muito dinheiro. Então mais tarde, os descendentes de Tezuka apenas afirmaram que: "É uma grande honra saber que uma empresa de tamanho porte tenha se inspirado no trabalho do honorário Tezuka em uma de suas mega produções.". Então finalmente este assunto foi encerrado.

Eu vou deixar aqui em baixo algumas imagens de comparação entre alguns personagens e situações de ambas as animações. Por fim, vocês podem tirar suas próprias conclusões.

 

 

Um forte abraço pra' todo mundo. Até mais.

Att,
V. I. Neves

You Might Also Like

0 comentários

Olá você! Não esqueça de postar o link do seu blog aqui nos cometários para que nós também possamos dar uma visitada no seu. Okay?!

Atenciosamente,
Solstício & Equinócio

Contato

Para assuntos comerciais e relacionados, envie um e-mail para:
solsticioeequinociooficial@live.com

Próximas Leituras