"Série Avalon" + Marion Zimmer Bradley + Diana L. Paxson + Leitura Completa

18:48:00

Olá pessoal! E não, vocês não estão sonhando. Eu voltei sim a escrever para o blog. Como alguns de vocês puderam perceber, eu andei um pouco afastado da escrita e mantive meu foco no canal e nas demais redes sociais, então se você ainda não é inscrito, faz favor né! Estou sempre postando material, tanto lá quanto nas redes sociais: Twitter, Instagram, Tumblr e afins. 

Pois bem, vamos ao que realmente importa. Quem me segue sabe que eu estou fazendo alguns desafios e maratonas literárias, e um dos livros que eu estava/estou lendo é Os Corvos de Avalon, de Marion Zimmer Bradley por Diana L. Paxon. Eu estou lendo essa "Série Avalon", e sim, abram muitas aspas, pois não é exatamente uma série, em ordem cronológica dos acontecimentos, e não de publicação das mesmas. Muitas pessoas estavam/estão me perguntando qual é a ordem cronológica dos livros, pois estão com vontade de ler ou reler, porém na ordem certa dos acontecimentos. Sendo assim, eu decidi fazer este post para explicar direitinho para vocês como funciona isso. Certo!? 


Primeiramente eu vou trazer aqui para vocês um resumo geral do lançamento dos livros, e só depois vou reproduzir uma listinha com eles na ordem cronológica, só para ficar uma coisa bem feita. 


As Brumas de AvalonMuito bem, tudo começou em 1979, quando Marion lançou primeiramente os livros da série As Brumas de Avalon (originalmente lançado em um único volume no original americano). Creio que mal sabia ela que tinha acabado de lançar uma das séries mais bem sucedidas da literatura histórica/fantástica. Nesta série de livros, Marion eternizou a lenda do rei Arthur Pendragon através da perspectiva das nossas heroínas em questão. Não é mistério para ninguém que Marion sempre foi uma defensora fervorosa dos direitos feministas e conseguiu, brilhantemente, mostrar através de sua obra, que mulheres também conseguem ser tão poderosas e influentes como os homens. Apesar dos pesares, não deixou que toda a graça e delicadeza das mesmas sumisse em meio a tanta adversidade. E através de personagens icônicas como Igraine, Viviane, Guinevere e Morgana, que Marion revela a história de suas vidas e sentimentos juntam ente com a lenda do rei Artur, como se ela fosse nova e original.

Em 1987 Marion lançou dois livros de uma mesma série chamada A Queda de Atlântida, totalmente independente dos quatro livros de As Brumas de Avalon, por mais sempre permeie a ideia de um cross over entre os livros. Aqueles que leram As Brumas de Avalon antes destes dois livros, devem ter notado semelhanças ou aparições de locais físicos ou imaginários. Isso acontece em um monólogo entre Uther Pendragon e Igraine. Não se sabe ao certo se Marion desenvolveu isso propositalmente ou se foi apenas uma grande e boa coincidência.


A Casa da Floresta


Seguindo com os lançamentos, foi só em 1993 que Marion lançou A Casa da Floresta, livro que por sua vez já contou com o suporte de Diana Paxson. 
Com narrativa empolgante e novelesca, tendo como pano de fundo a luta dos romanos para garantir suas conquistas na Britânia e a dos druidas para manter a paz, Marion conta a história do amor proibido entre um soldado romano e uma sacerdotisa celta que se vêem separados por duas culturas distintas. Na floresta vivem as sacerdotisas da Grande Deusa, invioláveis, a salvo dos legionários sacrílegos e do poder de Roma. Esse novo romance de Marion traz, mais uma vez, uma fascinante narrativa de revolta e religiosidade, em que destacam-se os ritos ancestrais e o espírito indestrutível de um povo ligado à terra e suas magias.


A Senhora de Avalon



Em 1997, junto com Diana Paxson, Marion lançou o livro A Senhora de Avalon. Neste livro, narrado em três partes, a história atravessa gerações e profetiza o nascimento do rei Arthur. O livro também vai falar sobre uma Ilha Sagrada narrada por sucessíveis gerações de sacerdotisas que servem a grande deusa da era pagã, se tornando completamente ligada a A Casa da Floreste e As Brumas de Avalon. Muita coisa é respondida neste livro. Muitas dúvidas foram sanadas também. Não é a toa que este livro acabou se tornando o preferido de muitas pessoas logo após As Brumas de Avalon. 
A história vai desde o filho da protagonista de A Casa da Floresta até Viviane, a Dama do Lago, e a Ana, avó de Arthur e Morgana. 



A Sacerdotisa de Avalon


Infelizmente, Marion faleceu em 1999, deixando inacabado o livro A Sacerdotisa de Avalon, que também estava escrevendo junto com Diana Paxson. Então, a mesma, finalizou a estória e o lançou no ano de 2000. Meticulosamente, a estória ainda se passa dentro do livro A Senhora de Avalon, e narra a vida de uma Sacerdotisa que se casou com o Imperador Romano da época, dando a luz ao famoso Imperador que consolidou o Cristianismo no mundo. 









Basicamente, a partir daqui, todos os livros publicados, e que faziam parte do "Ciclo de Avalon" foram escritos por Diana L. Paxson, sempre justificando-se que havia prometido a Marion que daria vida as ideias e esboços que a mesma teve enquanto ainda era viva. Marion Zimmer Bradley faleceu em 25 de setembro de 1999, vítima de um infarto agudo do miocárdio.

Os Ancestrais de AvalonEm 2004 Diana lançou Os Ancestrais de Avalon, nos fazendo voltar muito no tempo, de volta para Atlântida, nos presenteando com mais um fascinante estória e digna de Marion.
Neste livro, ao contrário do que suspeitava-mos, Marion não havia feito apenas uma menção de Atlântida em As Brumas de Avalon. Neste livro Diana interliga completamente uma estória a outra. Na obra somos apresentamos aos descendentes dos protagonistas de A Queda de Atlântida, em como a magia foi transportada para o que vimos em Avalon e como Stonehenge foi criado. 
Apesar dos pesares, alguns acontecimentos neste livro fizeram fãs de Marion discutirem muito na internet. Ainda existem questões sobre o que Diana quis passar com este livro. Independente de quaisquer circunstancias, o livro agradará bastante fãs de Avalon.

Os Corvos de Avalon



Em 2007 Diana dá continuidade com as estórias de Marion, e nos trás este magnífico conto sobre a lendária rainha Boudica e seu papel na história da Bretanha.
a estória nos é apresentada uma rainha e guerreira Celta que mantém uma rebelião contra o Império Romano, mas que a contra posição, tem como amiga uma Alta Sacerdotisa da Casa da Floresta. 
A obra se passa antes de A Casa da Floresta e depois de Os Ancestrais de Avalon e A Espada de Avalon.








A Espada de AvalonE por último, mas menos importante, em 2009 Diana lançou o livro A Espada de Avalon, que assim como muitos fãs, nunca tive o prazer de ler o mesmo. Por favor, corrijam-me se eu estiver errado, mas em minha busca pela internet e pelos sites das prováveis editoras que poderiam publicar este livro (Rocco e Imago), eu não achei absolutamente nada a respeito. A capa apresentada ao lado é da versão portuguesa do mesmo, lançado pela Difel Editora (Difusão Europeia do Livro). Como todos sabemos, a Difel Editora se instalou no Brasil desde 51', e hoje em dia pertence ao Grupo Editorial Record. Eu enviei inúmeros e-mails para a mesma, porém, infelizmente, não obtive nenhuma resposta. Espero que um dia ele possa estar sendo lançado aqui no Brasil. Estou no aguardo. 






Estes foram todos os livros publicados, tanto pela própria Marion, quanto pela Diana, que diz respeito ao Ciclo de Avalon. Vale relembrar que, os livros apresentados acima não fazem parte de uma série, sendo totalmente independentes, e podendo serem lidos em qualquer ordem, salvo os livros de "As Brumas de Avalon" e "A Queda de Atlântida", que possuem uma ordem para serem lidos.
Agora eu deixo aqui em baixo a lista que eu prometi a vocês, com a ordem cronológica de leitura da "Série Avalon":

- A Queda de Atlântida vol. 1 - A Teia de Luz (Marion Zimmer Bradley) 1987
A Queda de Atlântida vol. 2 - A Teia de Trevas (Marion Zimmer Bradley) 1987
- Os Ancestrais de Avalon (Diana L Paxson) 2004
- A Espada de Avalon (Diana L Paxson) 2009
- Os Corvos de Avalon (Diana Paxson) 2007
- A Casa da Floresta (Marion Zimmer Bradley e Diana L Paxson) 1993
- A Sacerdotisa de Avalon (Marion Zimmer Bradley e Diana L Paxson) 2000
- A Senhora de Avalon (Marion Zimmer Bradley e Diana L Paxson) 1997
- As Brumas de Avalon vol. 1 - A Senhora da Magia (Marion Zimmer Bradley) 1979
- As Brumas de Avalon vol. 2 - A Grande Rainha (Marion Zimmer Bradley) 1979
- As Brumas de Avalon vol. 3 - O Gamo-rei (Marion Zimmer Bradley) 1979
- As Brumas de Avalon vol. 4 - O Prisioneiro da Árvore (Marion Zimmer Bradley) 1979

Em relação a minissérie produzida em 2001, o que posso falar? Pelo menos ela teve ótimas atuações devido as maravilhosas atrizes. Mas isso é assunto para um outro post. Eu espero ter sanado algumas dúvidas e deixado claro a minha paixão incondicional pela série.

E assim me despeço.


Att,
Vitor Iury Neves

You Might Also Like

0 comentários

Olá você! Não esqueça de postar o link do seu blog aqui nos cometários para que nós também possamos dar uma visitada no seu. Okay?!

Atenciosamente,
Solstício & Equinócio

Contato

Para assuntos comerciais e relacionados, envie um e-mail para:
solsticioeequinociooficial@live.com

Próximas Leituras